Quem sou eu

Minha foto
Mulher, mãe,profissional,amiga dos meus amigos e pronta para novas amizades. Ainda acredito no ser humano...mas não sou ingênua ou burra. Até mesmo, bastante inteligente...eu sei. Talvez um pouco tolerante demais , mas não queira ultrapassar os meus limites, fico irreconhecivel!(já me disseram). EU SOU assim.

sexta-feira, 21 de março de 2008

minha casa


Espaço de paz!
Alegria, sagrado enfim...
Entre as duas que se vê,
Agora com janelas abertas...luz...vento...sol e cuidado,
A minha casa.A nossa casa.
La, téo, eu e todos os amigos que me rodeiam!

Posted by Picasa“Se se trata de arrotear uma terra inculta ou de conquistar e ocupar um território já habitado por “outros seres humanos” a tomada de posse ritual deve de qualquer modo repetir a cosmogonia. Porque, da perspectiva das sociedades arcaicas, tudo o que não é “o nosso mundo” não é ainda um “mundo”. Não se faz “nosso” um território senão “criando-o” de novo, quer dizer: consagrando-o.”

“ ...o sagrado revela a realidade absoluta , e ao mesmo tempo torna possível a orientação,portanto funda o mundo, neste sentido que fixa os limites e por conseqüência estabelece a ordem cósmica.”

“ Todo o espaço sagrado implica uma hierofania, uma irrupção do sagrado que tem por resultado o destacar um território do meio cósmico envolvente e torna-lo qualitativamente diferente.”

“ Quando o sagrado se manifesta por uma qualquer hierofania, não só há a rotura na homogeneidade do espaço , mas há também revelação de uma realidade absoluta que se opõe à não realidade da mesma extensão envolvente”

“Vê se, portanto, em que medida a descoberta _ quer dizer: a revelação _ do espaço sagrado tem um valor existencial para o homem religioso: porque nada pode começar, nada se pode fazer, sem uma orientação prévia_ e toda orientação implica a aquisição de um ponto fixo. È por essa razão que o homem religioso se esforçou sempre por estabelecer-se no “Centro do Mundo”. Para viver no mundo é preciso funda-lo – e nenhum mundo pode nascer no “caos” da homogeneidade e da relatividade do espaço profano.
“A descoberta ou a projeção de um ponto fixo_ o Centro-equivale à criação do mundo...”

“...a revelação de um espaço sagrado permite que se obtenha um “ponto fixo” , e permite portanto a orientação na homogeneidade caótica , o “ fundar o mundo” e viver realmente.”

Mircea Eliade
“ O Sagrado e o Profano” –A essência das religiões.

Nenhum comentário: